Dica de música: Wine and Alchemy – Palastinalied

Wine and AlchemyProvavelmente você já viu um vídeo de uma banda tocando uma música meio oriental, meio medieval, enquanto uma moça dança algo encantador, movendo a barriga e quadris de maneira quase hipnotizadora. O vídeo, que já teve mais de oito milhões de visualizações, foi postado no Facebook pela página brasileira Tsara Gitana, que compartilha conteúdos sobre cultura cigana. Na verdade, a apresentação foi feita em 2009 no Texas Renaissance Festival, um famoso festival com apresentações de temas medievais. E a moça é a Roxanne Bruscha, dançarina, cantora, compositora e fundadora da banda norte-americana Wine and Alchemy.

Criada em 2008, a banda tem a proposta de trazer músicas inspiradas em tradições diversas, como a cigana, celta, medieval, francesa, judia, turca e muitas outras. Com algumas composições próprias, também faz novos arranjos para canções famosas, como a cigana Diri Diri So Kerdjan; Marco Polo, de Lorena McKennitt; e até La Valse d’Amelie, do filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain. No site do Wine and Alchemy é possível ouvir algumas de suas músicas, e como banda independente, também disponibiliza algumas faixas para serem compradas online.

Para acompanhar os músicos nos shows, há performances da bela dança de Roxanne. Ela estuda vários estilos de dança do Oriente Médio desde 1998 e faz fusões com Dança do Ventre durante as apresentações. 

CRuzadaA música que trago como destaque hoje é Palastinalied, versão da canção alemã Palästinalied (Música palestina), escrita no século XIII por Walther von der Vogelweide, um dos mais celebrados poetas da Alemanha Medieval. A música fala sobre uma Cruzada Cristã e a conquista da Terra Santa, algo que nos dá um certo estranhamento quando pensamos na deliciosa versão do Wine and Alchemy. A despeito do tema, a canção original sobreviveu até os dias de hoje, então podemos ouvir algo que poderia ser mais próximo de como se tocava e cantava por volta 1200, além de nos aventurarmos por outras versões, como as das bandas alemãs Annwnn, que toca músicas medievais e pagãs; a electro-medieval Qntal; e a folk metal In Extremo.

Brigitte Angel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s