Dica de música: Ícaro (O sonho) – Furia Gitana

cigana (46)A maioria das bandas que têm repertório em estilo cigano no Brasil aposta em ritmos inspirados na rumba. Violões e guitarras dão o tom das músicas animadas ou românticas. Já a banda Furia Gitana traz um elemento que se tornou em algo como uma identidade diferente para seus ouvintes: o violino.

Criada no Rio de Janeiro em 1998 e reformulada em 2008, atualmente a banda tem em sua composição o líder Melquizedec (vocal, percussão e derbak), Dino Guterrez (violino), Atila Carvalho Bahiense (violão), Cesar H. Romero Da Cruz (percussão), Paulo Marcello M. D. Cruz (guitarra). O grupo traz canções cantadas em português e espanhol, e instrumentais, como a belíssima Ícaro (o sonho).

asas2Para quem não se lembra, Ícaro é um personagem da mitologia grega que, preso no labirinto de Minotauro, construiu asas para conseguir escapar. Embora seu pai tivesse alertado que não voasse perto do sol, pois suas asas se derreteriam, a sensação de voar foi tão estonteante para Ícaro, que ele esqueceu o conselho de seu pai. Entre outras coisas, o mito de Ícaro representa o sonho de voar da humanidade. E quem há de negar que é essa a sensação que temos ao ouvir a música do Furia Gitana? 🙂

Brigitte Angel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s