Dica de música – La Romniasa me te lav

O cigano húngaro Gusztáv Varga carregou um sonho por mais de três décadas: escrever e cantar músicas em sua língua-materna, o romani, idioma falando pela maioria dos ciganos do Leste Europeu. Isso foi possível em 1978 com a criação de sua banda Kalyi Jag (que significa “Fogo Negro” em romani). O primeiro disco foi lançado em 1987 e logo a banda se tornou um sucesso e referência sobre a cultura cigana húngara. [Para saber mais sobre os ciganos da Hungria, veja nosso texto antigo: E nem tudo é festa – os ciganos da Hungria 😉 ]

A música La Romniasa me te lav fala de algo que é extremamente importante para os ciganos: casar e ter um companheiro para a vida. Acho essa música muito interessante porque, em nosso imaginário, construído por filmes e novelas, pensamos mais em ciganas que sonham em se casar. Nesse caso, é o rapaz que pede a deus para encontrar a mulher de seus sonhos, para que não se torne um homem amargo.

Embaixo, trago também uma versão muito bonita executada pela Barcelona Gipsy Balkan Orchestra.

Brigitte Angel

ciganaLa Romniasa me te lav

Refrano:
Ay Romale, Shavale!

La Romyasa me te lav
Ando suno la dikhav
Le rakhensa na sovav
Phen tu, Dévla!
So te kerav!

Refrano

Me sim shavo, terno shavo
Me sim, Dévla, kolkorro
Nai man, Devla, Romnyorri
Kerko yaba murro gi.

Refrano

Tradução

A esposa com que eu vou me casar

Refrão
Oh, cigano, jovem cigano solteiro!
(Repete três vezes)

A esposa com que eu vou me casar
Eu a vejo em meus sonhos
Eu não consigo dormir à noite
Diga-me, Deus!
O que fazer!
(Repete o verso)

Refrão

Eu sou um jovem, um jovem companheiro
Eu estou, Deus, sozinho
Eu não tenho, Deus, uma jovem esposa
Minha alma está ficando amarga
(Repete o verso)

Deixe um comentário

