Dica de música: Torito

Olá, pessoal!

Gostaria muitíssimo de fazer um texto mais completo a respeito dessa música, mas ela continua um mistério para mim… Então por enquanto ela vai ser apenas um vídeo onde eu danço com algumas dicas para que tudo seja desvendado rs.

to

Touros são amigos rs

Das poucas coisas que descobri a respeito, sei que ela tem influência espanhola, colombiana e cubana.

A influência espanhola é mais clara: o tema do touro foi e é super presente na cultura da Espanha. Há diversas canções populares e flamencos que falam sobre o touro bravo, o touro apaixonado, o touro mágico. No nosso caso, a música fala de um boisinho que quer se passar por touro bravo. A letra cita alguns passes de tourada: pase de pecho, pase con la muleta e pase natural. O que considero uma brutalidade, ainda mais sendo vegetariana 😦 .

Já o refrão da música trouxe uma surpresa: a influência veio da canção “Me voy pa´Cataca”, criada na Colômbia ainda na década de 1940, por José Maria Peñaranda (1907-2006).

Em 1954, o também colombiano Nelson Pinedo (1928-2016) viajou a Cuba e teve a oportunidade de gravar um disco com o grupo cubano Sonora Mantacera. Uma das músicas escolhidas foi a de Peñaranda, mas com a adaptação para o local: ela passou a se chamar “Me voy pa´Habana”. A canção foi um grande sucesso e Pinedo tornou-se o cantor estrangeiro mais famoso de Cuba naquela década.

Já a nossa música “Torito” troca algumas palavras do refrão, mas deixa a homenagem (ou plágio?) aos colombianos: ao invés de “el amor de Carmela me va a matar”, ficou “Maria Manoela me va a matar”.

Mas quem gravou a música, pra mim, ainda é um mistério. Ao que me parece, é uma canção de Cuba, de onde temos poucas informações na Internet.

E você, sabe por quem e quando ela foi gravada? 🙂

[editado em 05/2017]: A querida Monalisa nos deu a dica: a música foi gravada em 2000 pela banda Gipsyland! Só nos falta saber se é original ou regravação 😉 :*

Brigitte Angel

Torito

Torito de casta pura
que mira ser toro bravo
como una bala perdida en la capa se metia
¡ Ay, mamá, voy a torear!
Que me voy pa´la Habana, que me voy
me voy pa´la Habana y no vuelvo más,
María Manoela me va a matar
Toro, torito, torito, toro,
toro, torito, torito, toro,
En la faena le doy un pase de pecho
yo le doy con la muleta
la pechera y el natural
.

A original colômbia-cubana:

4 comentários sobre “Dica de música: Torito

  1. Avia disse:

    Parabéns, você dança com uma leveza admirável. Essa música e sua dança me trouxeram boas recordações da aulas no Rudge. E esse cenário, é lindo! bjs

  2. Monalisa disse:

    Olá, Brigitte Angel. Se for sobre essa música que você está dançando, chama-se Torito e foi gravada pela banda Gipsyland, no ano de 2000, e faz parte do álbum Viva la Música. Realmente ela é difícil de se encontrar na web, mas com o nome da banda fica facinho!!
    Um abraço

Deixe um comentário

