Dica de música: El dia que me quieras

casalDescendente de ciganos de Andaluzia, no sul da Espanha, o cantor, guitarrista, compositor e jornalista Alexandre Flores tem se dedicado a diversos estilos musicais, como Blues, Rock, além de ritmos latinos e ciganos. Para a trilha sonora da novela Explode Coração, de 1995, trabalhou como diretor musical, arranjador, cantor e violonista do grupo Rorarni, com o qual gravou seis faixas do álbum Coração Cigano. O disco foi um sucesso, vendendo mais de 750 mil cópias, o que tornou conhecidos alguns ritmos ciganos. Em 1999, Flores gravou o CD Alma Cigana, que inclui outros de seus sucessos, com releituras em estilo cigano de algumas músicas populares, como Zingara (gravada pela primeira vez pelo italiano Bobby Solo, em 1969), e El dia que me quieras (do uruguaio ou francês Carlos Gardel, em 1934).

A melodia de El día que me quieras  foi composta por Carlos Gardel e a letra por Alfredo Le Pera, gravada pela primeira vez para ser tema de um filme com o mesmo nome. No filme, Gardel é filho de um multimilionário que o renega por ter escolhido dedicar-se à música. O personagem de Gardel forma parceria com a artista Margarita (Rosita Moreno), a quem declara seu amor com a música El día que me quieras. Com cenas emocionantes, o filme foi considerado um sucesso, tanto pela interpretação dos atores quanto pela música.

peliculas_gardel_el_dia_que_me_quierasA letra de Alfredo Le Pera é uma paráfrase do poema homônimo do poeta mexicano Amado Nervo, publicado em 1919. Apesar do título e da inspiração, pouco restou do original. Já a melodia, Gardel compôs influenciado pelo ritmo do bolero mexicano, que começava a tornar-se conhecido. Talvez por ser mais um bolero do que um tango, a música tornou-se tão popular e de fácil adaptação a outros cantores.

A música, gravada um ano antes da morte do cantor e do compositor (ambos em 1935, em um acidente de avião), tornou-se um sucesso que atravessou décadas, sendo regravada por mais de 200 artistas, entre eles Roberto Carlos (1974), Gloria Stephan (2013) e Luiz Miguel (1994), cuja faixa faz parte do álbum Segundo Romance, que ganhou o Grammy naquele ano. Atualmente, também faz sucesso nas festas ciganas na voz de Alexandre Flores.

Brigitte Angel

El Dia Que Me Quieras

Acaricia mi sueño
El suave murmullo
De tu suspirar

Como ríe la vida
Si tus ojos negros
Me quieren mirar

Y si es mío el amparo
De tu risa leve
Que es como un cantar

Ella aquíeta mi herida
Todo, todo se olvida

El día que me quieras, la rosa que engalana
Se vestirá de fiesta con su mejor color
Y al viento las campanas dirán que ya eres mía
Y locas las fontanas se contarán su amor

La noche que me quieras desde el azul del cielo
Las estrellas celosas nos mirarán pasar
Y un rayo misterioso hará nido en tu pelo
Luciernaga curiosa que verá
Que eres mi… consuelo

No dia em que me queiras

Acaricia meu sonho
O suave murmúrio
De teu suspirar

Como ri a vida
Se teus olhos negros
Querem me olhar

E se é meu o amparo
De teu riso leve
Que é como um cantar

Ela aquieta minha ferida
Tudo, tudo se esquece

No dia em que me queiras
A rosa que enfeita
Se vestirá para festa com sua melhor cor
E ao vento os sinos dirão que és minha

A noite em que me queiras, desde o azul do céu
As estrelas ciumentas nos olharão passar
E um raio misterioso fará ninho em teus cabelos
Vagalumes curiosos que verão
Que és meu consolo

Deixe um comentário

