Dança Cigana romântica e com rosa

cigana-61Como os ciganos se espalharam pelo mundo, há diversos estilos de dança, cada uma com características do lugar de origem, com movimentos diferentes, e roupas e adornos específicos, como a russa, a húngara, a indiana.

No Brasil, a dança cigana de origem espanhola é a que mais faz sucesso, com forte influência da Rumba Catalana. No entanto, aqui também se desenvolveu um outro estilo a partir dessas influências e com um toque do imaginário popular brasileiro. Atualmente, esse estilo tem sido chamado de “Dança Cigana Artística” por diversas dançarinas, e mesmo esse modo de bailar tem algumas vertentes. Hoje iremos falar da Dança Cigana Artística Romântica.

A Dança Cigana Artística, como outras danças, procura expressar algo a quem assiste. Nesse caso, estamos falando de romantismo. E esse romantismo se expressa com movimentos suaves de mãos, de saia, além de algo extremamente importante: a expressão facial.

Imagine algo bem romântico que já aconteceu em sua vida. Ao puxar essa memória, como ficou seu rosto? Qual foi seu sorriso? Para onde foram seus olhos? Inspire-se nisso. A dança precisa ter sorriso, ter olhar.

flamenco-gitano-3Para dar mais força à sua dança, elementos podem ser incorporados, como o leque, o véu, até o xale. Tudo depende de como a dançarina incorpora esses elementos no bailado, e como ele vai conversar com a ideia de romance. Mas um elemento por si só nos ajuda a expressar esse romance: a rosa.

O romance pode ser brincalhão, sensual ou até um pouco tímido. Mas ele precisa se expressar pela dança. Então antes de dançar, procure em você suas faces de romantismo. Ouça a música. Procure saber do que ela fala. Como você desenharia uma história romântica com sua saia? Seja livre, permita-se viver um amor em seu bailado.

Brigitte Angel
[Se for copiar o texto, cite a fonte 😉 ]

 

Como você expressaria seu romantismo no bailado?

Anúncios

Um comentário sobre “Dança Cigana romântica e com rosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s