O que é cigano

Na festa cigana, todos compartilham

Muitas pessoas chegam ao blog por uma identificação mágica com os ciganos. Mas é preciso lembrar que além da “magia” em torno desse povo existe uma vida real, e muitas vezes marcada pelo preconceito e discriminação.

No Brasil, os ciganos carregam essa aura de mistério e beleza graças a religiões que pregam essa imagem. Mas na Europa, a maioria dos ciganos vivem à margem da sociedade, na pobreza e são alvos do ódio de muitos.

Outro dia, uma leitora do blog me trouxe um texto que definia os ciganos através de um dicionário. Devemos lembrar que muitos dicionários não carregam o compromisso com a ciência, e deixam para nós apenas os significados populares e de senso comum. É o caso do dicionário da Real Academia Espanhola, que define “cigano” como um povo  trapaceiro. Como se sentem os ciganos que leem isso? E como age um não cigano que lê isso? Provavelmente você também já ouviu coisas desse tipo sobre os ciganos.

Veja em seu dicionário. O que ele diz?

Agora assista ao vídeo a seguir, onde crianças ciganas espanholas são convidadas a ler a definição de “cigano” no dicionário.

Boa reflexão.

Brigitte Angel

Anúncios

Um comentário sobre “O que é cigano

  1. Elaine Teresinha Cavalheiro disse:

    Historia triste realmente vive a maioria do povo cigano..eu os admiro muito por nao se deixarem abater ,por serem um povo guerreiro,,que apesar das dor das humilhaçao mantem na face um sorriso aberto ,,que contem um brilho so deles,passei uma pequena parte da minha infançia vizinha de um grupo de ciganos,,erao e sao pessoas maravilhosas .queria eu ter nascido no meio deles nesta vida …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s