Ay, Petenera Gitana…

Baralho cigano_O homem (2)Paterna de la Rivera, situada no interior de Cadiz (Espanha), foi o berço de uma mulher que nos deixou como presente um palo flamenco: A Petenera Gitana, mescla de dor, triunfo e tristezas, amores e mortes. Na verdade, um mistério em forma de música.

Os primeiros registros da Petenera são de meados do século XIX. Há muitas canções que falam da Petenera, mas pouco se sabe sobre a mulher que deu origem a essas músicas. Não se sabe onde ou quando ela morreu, nem onde foi enterrada. Inclusive se ela realmente foi de Paterna ou se realmente existiu.

Ela deve ter sido uma bela e rebelde mulher, por ter inspirado músicas de homens apaixonados e mulheres enciumadas. As músicas falam sobre as dores dos homens, e que todos seus amantes tiveram fins trágicos. Que ela não tinha boas amigas e que seu enterro não teve gente de bem.

cigana_fogoMas o povo de Paterna de la Rivera diz que ela não morreu, continua viva em seu cante e baile, trazendo seu aroma a todas as ruas da cidade, levando seus medos e paixões com arte, sentimento, superstição, beleza e enigma, tristeza e melancolia… Para os habitantes da cidade, a Petenera gitana é mais do que uma expressão artística, é parte de sua cultura mais profunda, com sua história mais apaixonada. Teria sido ela realmente tão nefasta ou apenas sofreu preconceito longe de sua terra natal?

Apesar do tom dramático das músicas, escritos do começo do século XX diziam que a Petenera não era cantada para chorar as penas, mas para buscar a vida. Já os ciganos dizem que traz azar cantar suas músicas, muitos deles se negam ou fazem o sinal da cruz quando ouvem seu nome.

A dança é própria para mulheres, que interpretam cheias de sentimentos. Cobrem suas cabeças com xale e fazem muitos movimentos com as mãos. Tem coragem de dançar?

Brigitte Angel

Petenera gitana inspirou até Frederico Garcia Lorca, grande poeta espanhol, que em 1921 publicou dez poemas sobre a mulher misteriosa. Aqui vai uma delas.

Petenera

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s