A terceira idade também faz dança cigana? Faz sim senhor!

avóNa cultura cigana, os idosos têm importância fundamental. Não são apenas respeitados, mas são eles que comandam a família, base de sua cultura. Vivendo em casas ou em acampamento, a base é sempre a família. Cada grupo tem dois responsáveis – uma mulher e um homem com bastante experiência, que são chamados puri daj (avó) e puri dad (avô). Eles decidem os caminhos que o grupo deve tomar, a divisão de tarefas, alimentos, dão conselhos e também decidem e participam das festas.

Ciganas (1)Não é costume ter aula de dança numa família cigana tradicional, como nós, gadjes (não ciganos), fazemos. A dança cigana é como o samba: são ritmos culturais que se dançam em festas ou mesmo em casa. Não há coreografias, são danças livres. E numa festa cigana é como um churrasco na sua casa: tem sempre aquela prima que parece uma passista, a criança que mal sabe andar e já quer dançar, uma tia que remexe pra cá e pra lá, o tio animado, a velhinha que já não consegue dançar tão bem quanto era jovem. Tem de tudo. E todo mundo dança, todo mundo festeja.

senhora ciganaÉ claro que os mais velhos que continuam em constante exercício de dança mantêm por mais tempo a flexibilidade do corpo e apresentam bom desempenho no bailado. E aqueles que não praticam muito, carregam o reflexo do tempo. Mas isso não quer dizer que não dançam bem. Pelo contrário, são muito queridos nas festas, e todos se encantam quando os mais velhos desafiam a idade e partem pra dança.

Isso também acontece nas nossas festas gadjes. Todo mundo admira quando encontra alguém mais velho dançando. E o que não podemos fazer é tentar comparar uma dançarina jovem, com todo vigor de seu corpo, com alguém que começa a dançar aos 60. Até porque a dança cigana não tem níveis de básico ou avançado na sua raiz. Ela tem experiência e carrega as marcas do tempo, com todas as suas belezas e desafios.

Brigitte

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s