Véu cigano

Cigana com pandeiro (17)

Cigana do Leste Europeu com lenço na cabeça.

Como existem diversos grupos ciganos, é muito difícil dizer categoricamente “tal costume cigano é assim”. Eles podem variar a cada clã. No entanto, é possível identificar alguns costumes que se assemelham entre eles. Como o uso do véu ou diklô para as mulheres.

Sara Kali é venerada como santa por alguns grupos ciganos cristãos, principalmente os Sinti, da França e Itália, e também por Calons espanhóis. A história conta que Sara estava com seus senhores vagando em um pequeno barco no oceano e ela teria suplicado a Jesus que salvasse o grupo. Como o milagre se realizou, em respeito, passou o resto de sua vida com a cabeça coberta com um manto. Com a popularização de seu culto, muitas mulheres começaram a oferecer mantos à santa em troca de conceberem um filho, algo importantíssimo para os ciganos. Por isso, sua capela é cheia de lenços e véus, ex-votos e pagamentos de promessas de suas seguidoras. E em sinal de respeito durante as procissões de Santa Sara, as devotas cobrem suas cabeças com o véu.

cigana oriental (8)

Cigana muçulmana com lenço. Autor: Remzi Taşkıran

Não é possível dizer se o costume de presentear as moças com diklô tenha surgido antes ou depois da popularização do culto de Sara. O certo é que, em quase todos os grupos, as meninas quando menstruam recebem o seu diklô, marcando a passagem para a vida adulta. Entre os grupos muçulmanos, ai partir daí, a moça deve cobrir sua cabeça, escondendo todo o cabelo com seu diklô. Em outros grupos, especialmente os Roms do Leste Europeu, como os Kalderash e Lovari, a mulher só cobre a cabeça quando se casa. Por isso, dar de presente um belo diklô a uma recém-casada é algo muito gentil. Entre outros grupos, é apenas um costume usar um lenço para proteger a cabeça do sol, sejam casadas ou solterias. Mas em quase todos, o diklô é um objeto especial, quase ritualístico. Por isso, muitas ciganas os utilizam em rituais diversos.

Para alguns grupos ciganos, o véu é um objeto de limpeza. Ai dançamos com o véu como se ele estivesse limpando nossa alma. No fim do bailado, ele é colocado delicadamente no chão para ser “aterrado” e descarregar as energias. Já entre outros grupos isso seria uma ofensa, já que para eles, o véu é a representação do amor da cigana. Desse modo, colocar o véu no chão seria como desprezar seu amor. Apesar das divergências, é importante saber qual o significado do seu bailado, assim, se algum grupo diferente te ver e achar estranho, saberá responder o que e porque está fazendo.

Como escolher seu véu

Escolha um véu bonito e que te agrade. O tamanho não pode ser muito grande, pois diferente da dança do ventre, onde o véu é usado para fazer uma burca e cobrir o corpo todo, no Bailado Cigano o véu deve cobrir apenas a cabeça. Costumo escolher meu véu esticando meus braços para ver o comprimento. A altura também não pode ser grande, mas não escolha um estreito demais. Os materiais podem variar. Pessoalmente, gosto dos véus de algodão, que são mais pesados que os sintéticos, e mais fáceis de realizar alguns movimentos, pois não escorregam tanto. No entanto, não pode ser muito pesado e dificultar os movimentos. Também não pode ter a trama vasada, pois assim não vai fazer o bonito efeito no ar. Mas esteja aberta a experimentar – encontrei meu diklô “definitivo” depois de tentar com dois ou três.

E para bailar com seu diklô, escolha uma música oriental, pois não é comum dançar com véu entre as calons, ok? 😉

Diferentes grupos, diferentes bailados.

Diferentes grupos, diferentes diklôs.

Brigitte Angel

Comprar véu:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-660224771-echarpe-veu-lenco-laranja-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-660226045-echarpe-veu-lenco-verde-_JM

Anúncios

2 comentários sobre “Véu cigano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s