Como funciona a leitura de cartas

A interpretação de cartas – lâminas de tarô ou apenas os arcanos menores – é uma prática oracular muito antiga. Já postamos no blog sobre a origem do Baralho Cigano, que é bem mais recente, mas segue a mesma linha. Todos eles revelam caminhos pelos quais podemos interferir em nossas vidas dando conselhos, mas também mostram o que não podemos interferir: nosso destino.

Baralho Cigano (19)Em nossa individualidade há a essência da energia criadora, e ao mesmo tempo somos parte dela. Alguns chamam de deus e lhe dá nomes. Outros preferem dizer apenas “Universo”. A questão é que quem busca auxílio de oráculos está procurando a conexão com esse todo, pois ele contém nossa história, passada, presente e futura. E as cartas manifestam a energia inconsciente individual, nossas emoções, anseios, dúvidas por meio de seus símbolos.

No entanto, para acessar essas informações (que são inconscientes ao consulente), é preciso que o cartomante esteja em equilíbrio, pois o oráculo é o canal que nos liga ao “Universo” ou “Eu superior”. É preciso também coragem, pois nem sempre o oráculo irá mostrar coisas agráveis. É preciso que o cartomante seja ético, não minta e se coloque na posição do outro para medir as palavras, mas sem se envolver e se deixar levar pelas preocupações do consulente. Com uma atitude neutra, podemos melhor entender e ler o significado das cartas.

Assim, recomendo não ler cartas para si próprio. Podemos induzir a tirada de cartas e principalmente a interpretação. Pessoalmente também não recomendo a leitura através de sites automáticos, pois ali não estamos lidando com a energia de consulente e cartomante, mas com regras matemáticas da programação daquele sistema de computador. Vejo como tão acaso quanto você pensar “se aquele carro virar a rua, vou conseguir um emprego novo”.

Alguns oráculos como tarô, baralho comum e baralho cigano possuem símbolos representativos, que podem inclusive ser explicados por meio da semiótica (ciência que estuda os signos) ou pela psicanálise. Assim, não basta apenas saber o significado das cartas através de uma palavra-chave, mas sim estudá-las profundamente e exercitar a intuição e a sensibilidade.

Uma vez por mês faço esse exercício com minhas alunas de dança cigana: todas participam de uma pequena leitura de cartas, dizendo o que entendem por aquele símbolo. Às vezes elas fazem interpretações equivocadas de quem apenas iniciou os estudos das cartas, mas muitas vezes também ampliam minha maneira de entendê-las, trazendo significados diferentes através de suas experiências pessoais.

Mas a responsabilidade tem que vir também do consulente. Fazer uma leitura de cartas não significa que seus problemas estão resolvidos – você terá apenas mais clareza de que caminhos pode seguir. Não procure um oráculo se estiver extremamente nervoso ou desequilibrado, acreditando que com isso ficará mais calmo. Melhor é procurar um terapeuta, florais, aconselhamento religioso etc. Saiba que se a leitura de cartas não for como você queria, a culpa não é do cartomante. E não adianta perguntar ao oráculo dez vezes até ter a resposta que quer. E saiba também que além do destino, possuímos livre arbítrio e com isso podemos desviar o que o oráculo mostrou ser tendencioso.

Baralho cigano_chaveEsteja aberto a ouvir. Se você quer entrar nesse mundo da leitura das cartas, esteja de coração aberto para se conectar com o Universo. E principalmente, tente aplicar o aprendizado que as cartas te apresentarem, não ficando apenas passivo esperando o futuro chegar 😉

Brigitte Angel

A quem estiver interessado no tema, recomendo ler o livro de Jade Amud, que além de ser uma ótima cartomante, me ensinou a leitura das cartas ciganas com o cuidado de uma pessoa experiente e o carinho de uma irmã.

Anúncios

5 comentários sobre “Como funciona a leitura de cartas

  1. secret love disse:

    Nossaa!! To de queixo caido!! Kkkk…que ética proficional, que espetáculo de estruturação…só posso mesmo agradecer o privilégio de ler um ensinamento desses e dar o meu total e absoluto parabéns!! Maravilhoso!! Bjos

  2. Deia disse:

    Maravilhoso!!! Muito encantada com os textos.
    gostaria de um texto sobre a raposa e a serpete. Cartas que considero difíceis de interpretar.

    • Brigitte Angel disse:

      Ola, Deia! Só publico cartas aqui quando faço leitura com as alunas… mas vamos lá, vou fazer com vc o exercício que faço com elas. Qual é a característica da raposa na natureza? Não as características que as pessoas dizem… mas pense em como ela se comporta na natureza. Se me responder a gente chega a uma conclusão e publico a carta! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s