Dança cigana russa

Dança Cigana sbc (8)Ruska Roma é um grupo descendente dos ciganos poloneses que chegaram na Rússia no final do século XVII, e hoje formam o maior grupo cigano do país. Atualmente vivem também na Bielorrússia, Ucrânia, França, Canadá e Estados Unidos.

Tradicionalmente trabalham como negociantes de cavalo, musicistas, dançarinos e cartomantes. Hoje, a maioria dos cantores, atores, bailarinos e músicos ciganos na Rússia são Ruska Roma. Eram muito populares entre os camponeses, que gostavam da sua música e dança, consideradas belas em todo o país.

A maioria era nômade. Viajavam durante o verão e se fixavam em casas de camponeses durante o inverno, pagando a hospedagem em dinheiro ou com o trabalho em cavalos.

Em 1812, quando Napoleão invadiu a Rússia, muitos ciganos deixaram o país, assim como no período da I Guerra Mundial (1914-1918). Até a década de 1930, muitos ciganos foram mortos em perseguições e em campos de batalha. Após a II Guerra Mundial (1939-1945), os Ruska Roma voltaram a tornar-se populares, levando atores e cantores ciganos à prosperidade. Os outros ciganos perceberam a Ruska Roma como a principal cultura Romani do país, e começaram a copiá-los. No entanto, em vários momentos do século XX suas artes foram proibidas, como a literatura e a imprensa. Após o decreto de interdição da vida nômade em 1956, a cultura sofreu profundas modificações. Na década de 1990, a música Ruska Roma perdeu sua popularidade, mas atualmente tem conquistado novamente o gosto popular, e são chamados para shows principalmente em casamentos e festas de aniversário.

A Dança

Dança Cigana sbc (4)A dança cigana russa surgiu no século XIX como uma interpretação de dança folclórica russa. Desde então, desenvolveu-se consideravelmente, incluindo outros elementos, como movimentos vindos do Flamenco e até mesmo de danças ciganas orientais.

O figurino é caracterizado pela saia longa com muito babado, que normalmente usamos nas danças ciganas em geral no Brasil. O brilho e as cores vivas das roupas dão mais vivacidade à dança. As mulheres usam colares de moedas, brincos grandes, pulseiras e flores ou lenço em seus cabelos. Muitas amarram um xale na cintura, com o qual também dançam, ou um cinto de moedas.

A dança feminina possui chutes, giros rápidos, torção nas costas, movimentos de ombro e braço e muito movimentos de saia. Há também estalos de dedos e momentos em que se dança no chão.  A dança cigana não encanta exatamente devido à técnica, mas pela improvisação, liberdade, energia e paixão da dançarina.

Geralmente a música começa lenta e suave, e aos poucos vai acelerando, tornando extremamente rápida no final. A bailarina tem que acompanhar o ritmo, o que exige muita resistência e coordenação. O importante é perceber que quando a dança fica mais rápida, a saia é mais usada e são feitos menos movimentos com o corpo. Isso garante a resistência até o final da dança e você não fica com cara de acabada no final da apresentação rs.

Os homens raramente dançam. Normalmente, apenas tocam instrumentos e cantam, mas desempenham papel importante nas festas. Quando dançam, costumam sapatear e fazem percussão com o corpo. Em muitos movimentos podemos ver as raízes russas. Costumam usar camisa de seda vermelha ou outras cores brilhantes, um largo cinto preto, colete sobre a camisa, calça escura, chapéu preto e sapatos de sapateado.

A dança cigana russa forma um belo espetáculo, cheio de energia e vigor, trazendo alegria a todos os que assistem. Afinal, onde há ciganos, há festa e ninguém fica parado!

Brigitte Angel

Anúncios

6 comentários sobre “Dança cigana russa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s