Elemento Terra no bailado cigano

Terra é um dos quatro elementos primordiais, para além da água, ar e fogo. Corresponde à matéria, a tudo o que é sólido. Ao corpo, onde o Espírito se aloja, é o Templo da Alma. No nosso sistema solar, a Terra é o planeta onde vive a humanidade. Nesse aspecto ela também abriga o mundo da cigana (32)natureza, como na expressão “Mãe Terra”. Ela também é a massa de terra do mundo, distinta dos oceanos e da atmosfera.

Outro significado da Terra é nosso mundo diário, em oposição a outros mundos hipotéticos, como o céu e o inferno, ou o reino das atividades do mundo material, oposto aos espirituais. Este elemento simboliza a estabilidade e prosperidade no Plano Físico. É um elemento extremamente sólido e resistente a mudanças.

Aqueles que têm afinidade com este elemento estão em contato com os sentidos físicos e com a realidade do “aqui e agora” do mundo material. Tendem a confiar mais nos sentidos físicos e no raciocínio prático, do que nas inspirações, intuições e considerações teóricas. São aquelas que dizemos ser mais “pé no chão”.

Magias com o elemento Terra são boas para trazer prosperidade, firmeza, concretização. Podem ser feitas com materiais sólidos, como madeiras e pedras. Também podem ser usados cravos, canela, folhas, flores e frutas. Faça preferencialmente com os pés descalços, sentindo o chão.

Inclusive, os pés são nossa parte do corpo regida por esse elemento. Por isso um bailado para o elemento Terra deve ter muito contato dos pés com o chão. Como as danças indígenas.

ciganasAs danças do elemento Terra são principalmente aquelas de grupos que se fixam em um lugar, chamadas danças tradicionais ou típicas, como as tarantelas. São as danças de roda, as danças com jogos, com brincadeiras de mão, com toques no próprio corpo ou nos colegas de dança. É preciso observar os companheiros do bailado para que todos dancem juntos. Por isso, é necessário foco, determinação, disciplina.

No bailado são usados movimentos retos e secos, distribuídos em todas as partes do corpo, como nas danças gregas. A maior ênfase deve ser dada aos pés, seja em passos curtos e arrastados (como o passo romani) ou com saltos e pulos (como nas danças lovari). Diferente das danças do ar (mais movimentos de saia), fogo (mãos no alto e cabeça) ou água (quadril).

Entre as danças ciganas do Elemento Terra estão principalmente as do Leste Europeu que envolvem todas as pessoas na mesma dança, trazendo sentido de pertencimento ao grupo.

Brigitte Angel

Anúncios

Um comentário sobre “Elemento Terra no bailado cigano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s