Jaleos

Nas danças ciganas usamos todo o corpo: mãos, pés, ombros, quadris… e também a voz.

O Jaleo é um importante elemento do flamenco, também usado nas danças ciganas espanholas. São palavras ou frases curtas usadas para incentivar o bailaor, o cantaor ou guitarrista. Também são usados como gritos de desafio. As palavras são gritadas sem ordem, durante a música ou dança. Literalmente, o verbo “jalear” significa “animar com vozes e palmas”. Como o jaleo é um elemento da Espanha, na dança cigana usamos em geral apenas palavras em espanhol, salvos alguns termos em romani, como Optchá!

jaleoSeguem os mais usados:
Baila Gitana!
Dale!
Baila!
Olé!
Que passa?
Anda, gitana!
Ay!

Outros jaleos
Anda!
Agua!
Arsa!
Arte!
Asi se baila!
Asi se canta!
Asi se toca!
Ay! Bonito braceo!
Dalé Salero!
Eso es!
Eso!
Fuego!
Fuerza!
Hassa!
Olá la gracia y el saleto!
Olé tu madre!
Que arte hija/o!
Que Gitana(o) / Guapa(o)
Que viva la madre que te pario!
Toma que toma!
Toma!
Toma ya!
Torero!
Vamo Gitana(o) / Guapa(o)
Vamo’ ya!
Y no tiene novio/a?

Além desses, podemos também conversar em voz mais baixa qualquer coisa, elogiar a saia ou os brincos da amiga, contar as últimas fofocas e atualizar sobre os músicos e bailaores mais bonitos da festa rs

Bom bailado a todos! Dale!

Brigitte Angel

Jaleo em um baile de Carmelilla e Lole Montoya, primas e ciganas calé.

Anúncios

2 comentários sobre “Jaleos

  1. Ricardo Samel disse:

    Muito bonito seu blog e bem interessante seus comentários sobre o Jaleo. Se me permite completar, Jaleo também designa uma das danças Flamencas e é aparentada com as Bulerías de fiesta.

    Sobre os vídeos postados, aquela cena do filme do Saura mostra uma dança Flamenca, mas não feita por ciganos. Poderá encontrar exemplos muito bons no Youtube com os calons: Juana Amaya, Angelita Vargas, Carmelilla Montoya, Farruqito, Manuela Vargas e tantos outros. Estes são GITANOS mesmo e que fazem Flamenco.

    O outro vídeo não se enquadra como Flamenco por ser uma dança popular de Sevilla, as Sevillanas e, mesmo assim, não é considerada cigana embora muitos deles saibam dançar porque residem na cidade de Sevilla.

    Caso queira mais informações sobre os calé, poderá encontrar em meu blog…
    Um grande abraço,
    Ricardo Samel

    • Brigitte Angel disse:

      Olá, Ricardo!
      Muito bons seus comentários… Mas realmente não coloquei essas informações no texto porque não era meu interesse. Os textos do blog são apenas pequenos lembretes das aulas de dança, então não coloco todas as informações aqui ;). Mas vou aprofundando os temas aos poucos.
      Escolhi esses vídeos porque considero dois ótimos exemplos de uso de jaleo: numa briga, um desafio, e numa festa. E escolhi uma sevillana porque gosto delas especialmente… são ótimas para desenvolver com as alunas e trabalhar a expressividade. Como a maioria das canções sevillanas já vêm com jaleos (rs) também gosto de usar nas danças pra incentivá-las a usar.
      E pra quem quiser mais informações sobre o bailado cigano – calé, roma ou sinti, pode aparecer na aula que vai ter mais informações! Mas por enquanto só recebemos mulheres 😉
      Abraço, Ricardo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s