Acessórios de cigana para cabeça

Embora alguns clãs ou famílias possam ter seus costumes próprios, aqui vão algumas dicas para quem quer completar o visual de cigana com um adorno na cabeça. As dicas seguem costumes gerais, e fica muito bonito quando combinamos com o figurino todo. O legal de variar os adornos na cabeça é que podemos criar visuais muito diferentes, mesmo para quem tem poucas saias.
Flor no cabelo (1)

Flor: O mais comum dos enfeites é simplesmente lindo e muito feminino. Ouse, use uma flor grande… misture cores e formas. Fica muito bom em danças animadas, como as rumbas.

 

Cigana (04)


Coque:
 Ideal para flamenco ou danças ciganas espanholas. Combinando com uma flor fica ainda mais bonito.

 

Cigana com pandeiro (3)


Lenço do leste europeu:
 Muitas ciganas do Leste Europeu usavam o lenço para se proteger do sol nos trabalhos do campo e isto tornou-se um costume. O nó do lenço é dado atrás e pode ser dado por baixo ou por cima do cabelo. Também pode ser enfeitado com flores.

Baralho Cigano 14


Lenço para casadas:
O lenço para as mulheres casadas pode ser usado como no Leste Europeu, cobrindo o cabelo. O uso do lenço ou diklô está relacionado à lenda de Santa Sara.

 

Cartas (2)Lenço para as namoradeiras: Se pensarmos que entre os muçulmanos há até aqueles grupos em que as mulheres usam burcas, cobrindo todo o corpo, usar um lenço que mostra os cabelos pode ser considerado extremamente sensual, principalmente se você combinar a maquiagem e o decote da blusa. Não é adequado para mulheres casadas ou comprometidas, mas fica bacana entre as “namoradeiras”. Tome apenas cuidado entre grupos muito tradicionais, pois pode ter conotação de vulgaridade.

cigana (5)Faixa: Entre grupos não tão tradicionais, pode tanto ser usada por mulheres comprometidas que não gostam de usar o lenço cobrindo toda a cabeça, como por solteiras que apenas querem colocar um adorno. As solteiras devem ter atenção entre grupos cujas casadas usam lenço, pois pode parecer que é casada. Também fica muito bonito se for combinado com uma flor.

cigana com veu


Lenço para Santa Sara:
 Com significado histórico e tradicional, é geralmente usado durante procissões de Santa Sara. Não há maneira correta de colocar, basta cobrir a cabeça em sinal de respeito.

 

cigana (4)


Testeira de moedas: 
Os enfeites com moedas são comuns para as ciganas de origem oriental, como as árabes. Também pode ser combinado com um diklô.

 

Cigana 1 (2)
Peineta: Adorno tipicamente espanhol, deve ser usado em figurinos flamencos. Assemelha-se a um pente, que é fixado no coque. Para completar, pode ser colocado um pequeno véu de renda (mantilla).

 

cigana com fitas


Flores e fitas:
Usadas por algumas ciganas em danças de roda do Leste Europeu, como as romenas. Com ar angelical, também fica bonito para danças românticas e leves, como as inspiradas em francesas e celtas.

 

Aliás, como você gosta de enfeitar sua cabeça?

Brigitte Angel

Confira em nosso Bazar Cigano, peças a venda!

Anúncios

6 comentários sobre “Acessórios de cigana para cabeça

  1. Ricardo Samel disse:

    Segundo contam as tradições sobre o lenço, tem a ver com a conversão de Sara ao Cristianismo.Santa Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos).

    O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como “princesa” e outras “senhora”. Já o epíteto Kali deve significar “negra”, da língua indiana sânscrito, pela sua tez ser escura.
    As lendas a identificam como a serva de uma das três mulheres de nome Maria que estavam presentes à crucificação de Jesus.
    Algumas falam que ela seria serva e parteira auxiliar de Maria, e que Jesus, por esta tê-lo trazido ao mundo, teria uma alta estima por ela. Outras, que era serva de Maria Madalena. Seu centro de culto é a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, na França, onde ela teria chegado junto com Maria Jacobina, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro e Maxíminio. Eles teriam sido jogados no mar em um barco sem remos nem provisões, e Sara teria rezado e prometido que se chegassem a salvo em algum lugar ela passaria o resto de seus dias com a cabeça coberta por um lenço. Eles depois disso chegaram a Saintes-Maries, onde algumas lendas dizem, foram amparadas por um grupo de ciganos. Ou seja, toda mulher casada usa lenço como o manto das freiras que “são casadas” com Jesus. Algumas calins usam um pedaço de pano amarrado no cabelo ou flores no alto da cabeça…

  2. Lu Barcelos disse:

    Muito bem colocado Brigitte! Pois nem todas que usam lenço na cabeça são casadas, no Leste Europeu por exemplo muitas crianças e adultos usam por conta do clima frio também e isso virou um costume.
    Lenço do leste europeu: Muitas ciganas do Leste Europeu usavam o lenço para se proteger do sol nos trabalhos do campo e isto tornou-se um costume. O nó do lenço é dado atrás e pode ser dado por baixo ou por cima do cabelo. Também pode ser enfeitado com flores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s