Como escolher sua saia cigana

Saias ciganasComo os ciganos estão espalhados pelo mundo em diversos clãs, é também um povo de diversas culturas. Assim, não podemos dizer que há apenas um tipo de roupa ou saia cigana. Cada clã ou cada família tem seu jeito de se vestir. Alguns moram em lugares quentes e preferem as roupas mais leves, outros vivem em ambientes frios, e por isso preferem roupas mais quentes e pesadas. Alguns grupos adoram saias com bastante roda e babado. Outros grupos preferem saias mais justas, cheias de brilhos e detalhes. Há ainda as camponesas, que preferem saias mais curtas, para não atrapalhar o trabalho do campo.

Apesar de tantas variedades, o figurino da Dança Cigana que conhecemos hoje mais popularmente se baseia nas roupas de festa ou artísticas usadas pelas mulheres (principalmente russas e espanholas) do final do século XVIII ao XIX. São saias com bastante roda e que não mostram as pernas. A escolha dos detalhes vai das características da dança de cada região e do gosto de cada dançarina!

A primeira coisa a saber quando escolhemos uma saia cigana é o tamanho. Ela tem que ter no mínimo oito metros de roda, para uma dançarina que usa tamanho P. Saias “médias” podem chegar a 12 metros, e há outras maiores ainda. Ela tem que ter também um corte estilo “godê”, de modo que tenha uma grande abertura do cós ao comprimento. Quanto maior a roda e a abertura, mais bonitos ficarão os movimentos de saia. Um bom teste que você pode fazer é pegar a ponta, dar a volta por trás e segurá-la do lado oposto, na altura de sua cintura. Ficou com sobra? Então está boa. A saia subiu ou não conseguiu dar a volta? Então precisa ter mais roda, ou verifique o comprimento dela.

Outro ponto importante é o comprimento do cós. Ele não pode ficar muito abaixo da cintura, pois isso diminui o comprimento da roda da saia. Aqui, o teste é fazer um movimento de infinito com a saia e verificar se o movimento está grande e você está confortável para fazê-lo ou tem que inclinar o corpo para pegar mais saia.

Os melhores tecidos são os mais maleáveis. Há lindíssimas saias por ai que não giram com facilidade e acabam frustrando suas donas. Tecidos como chiffon e cetim são ótimos. Algodão fica um pouco pesado.

Antes de comprar sua primeira saia, experimente uma saia de alguém para testar como são os movimentos. Na hora da escolha, coloque a saia, balance, gire, sinta.

Saias de babado e de bolinhas combinam muito com as danças espanholas.

Saias de retalhos e com florzinhas dão um ar de camponesa à sua dona.

Saias coloridas, com flores grandes e babados são ótimas para rumbas e danças russas.

Saias com uma camada menor em cima, como uma estrela, são comuns entre ciganas inglesas, amigas das bruxinhas de Cardiff.

Saias com rendas são muito apropriadas para bailados românticos.

Se a sua saia tem apenas uma cor, coloque enfeites e acessórios para deixá-la mais personalizada!

E não se esqueça! Para não mostrar as pernas é imprescindível que se use um forro, algo como um saiote, da mesma  altura da saia. O forro é bem mais justo que a saia, exatamente para não mostrar as pernas quando a gente gira.

Brigitte Angel

(Se for copiar o texto, cite a fonte 😉 )

Este slideshow necessita de JavaScript.

Onde comprar sua saia cigana

Casa Shiva – 25 de Março
Rua 25 de Março, 640, São Paulo

Sumaia – Brás
R. Maria Marcolina, 204 – Brás, São Paulo

Ebay (compras internacionais)
As compras demoram cerca de um mês para chegar
http://www.ebay.com/itm/310879079121?var=610241006797&ssPageName=STRK:MESINDXX:IT&_trksid=p3984.m1436.l2649

Casas de umbanda
Apenas se atente ao tamanho da saia, pois nesses locais a maioria das saias se destinam à prática religiosa, e não à dança. Mas são boas opções em relação ao preço.

Anúncios

42 comentários sobre “Como escolher sua saia cigana

    • Brigitte Angel disse:

      Olá, Karine! Eu costumo emprestar para alunas novas saias que comprei no Ebay, na loja sugerida acima. Elas têm 9 metros de roda, e todas as alunas gostam (mesmo as que usam tamanho G). Há saias maiores, com 12 metros, que com certeza têm um efeito mais bonito… Ai vai de você experimentar alguma… mas se for mandar fazer, veja algo entre essas medidas, ok? Espero ter ajudado! 😉

  1. patricia disse:

    Olá boa noite adorei o blog e principalmente esse matéria,parabéns 😊 Vc sabe onde compro essa saia estilo cigano esvoaçante?????

    • Brigitte Angel disse:

      Obrigada, Patrícia! Não sei exatamente qual é a que você chama de “esvoaçante”… seriam as de chiffon? São as mais leves e muito comuns, você pode encontrá-las em vários locais. Abaixo do texto dei indicação de alguns lugares onde minhas alunas podem comprar as saias, com modelos e preços bem variados. Dê uma olhadinha nesses locais 😉

  2. Kessia disse:

    adorei seu blog , muito interessante ..está cultura é maravilhosa , são alegres , companheiros e fieis ao se povo . que santa sara ilumine seus passos sempre !!!

  3. Fernanda disse:

    Gostaria de saber se você indica algum lugar para aluguel de saia cigana/flamenca, para ensaio fotográfico. Obrigada

    • Brigitte Angel disse:

      Olá, Fernanda! Não conheço nenhum lugar que presta esse tipo de serviço, mas já vi roupas “carnavalescas” bonitas de flamenco em casas de aluguel de fantasia. Mas dependendo do que vc quer, talvez até compense comprar, pois procurando, vc encontra roupas de dança cigana por pouco mais de cem reais.

  4. maria carolina disse:

    Parabéns pelo blog! Agradecida pelas dicas! Gostei muito de suas sugestões, sim!? Vc. não vai publicar mais suas preciosas dicas?

  5. Tamiris Tássia Taminato disse:

    ola,
    gostaria de fazer as aulas,
    mas só tem msm de terça á noite???
    trabalho 12/36 noturno
    então uma terça estarei livre outra não…
    consigo fazer duas vezes por semana???
    obrigada
    tamiris

  6. malu disse:

    Ola, gostaria de saber onde é essa loja que tem postada sobre como escolher as saias ciganas, onde tem os vestidos pendurados em cabides, são exatamente os que procuro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s