O Bailado cigano e as influências do oriente

Cigana arabe

Autor: Remzi Taşkıran

Provavelmente você conhece alguém que, ao lhe dizer que faz Dança Cigana, te perguntou “Ah, parecido com flamenco? Ou como Dança do Ventre?” Nem um, nem outro, mas ao mesmo tempo um pouco parecido.

Durante muito tempo, a maioria dos ciganos era nômade. Muitos viajavam pelo desejo de conhecer novos lugares ou fazer novos negócios. Outros tantos eram obrigados a fugir devido às perseguições que havia contra esse povo, e procuravam locais mais pacíficos. O fato é que, aos poucos, os ciganos se espalharam pelo mundo, e em cada lugar aprendiam algo novo e misturavam à sua cultura. E assim, os ciganos chegaram ao mundo árabe por volta do século IX. Dessa época, encontramos registros da presença dos ciganos na região do Irã, onde permaneceram por muito tempo. Outro grupo foi para o norte da África, chegando até a Espanha. Muitos desses ciganos tornaram-se muçulmanos e aprenderam costumes e danças árabes, mas mantendo também o seu estilo.

O bailado cigano árabe tem como principal elemento a água, que rege nosso ventre e, por isso, nesse bailado fazemos muitos movimentos de quadril. Assim, os cintos de moeda são muito apropriados, pois deixam a barriga adornada e fazem um som especial.

Mas não há só elemento água no bailado cigano árabe.Dança cigana com veu

O Elemento terra está presente nos movimentos em que o peito dos pés tocam o chão e fazem a conexão.

O Elemento ar é celebrado nas danças com véus, que voam pelo ar, trazendo mais mistério ao bailado.

E não poderia faltar também o Elemento Fogo, que aparece nas danças que misturam a influência árabe com a influência espanhola. Isso porque, quando os árabes chegaram na região da Andaluzia, na Espanha, entre os séculos VII a IX, levaram também seus conhecimentos que se misturaram aos dos ciganos. E desse bailado gitano moro, nasceu a zambra, que com muita graça traz a sensualidade das danças orientais e a força das danças espanholas.

De tudo, o que mais me encanta nos bailados ciganos com influência oriental são os movimentos ondulares… como a água, como o idioma árabe, como a música árabe…

Brigitte Angel

Anúncios

8 comentários sobre “O Bailado cigano e as influências do oriente

  1. Demerson disse:

    Encantado…esta é a sensação que estou ,após assistir este espetáculo de dança,magia,feminilidade e sensualidade…adoro o povo e a magia cigana…parábens

  2. Lua Braga disse:

    Boa Noite Brigitte!… Minha mãe me pediu para pesquisar no google sobre roupas de cigana, devido a uma festa temática onde foi convidada e preisa ir a carater. Quando fui pesquisar em imagens, levei um baita susto, pois a imagem desta pintura é o meu rosto, muito igual!!!… Mostrei minha familia e amigos, eles estão impressionados com tanta semelhança. Então fui tenar pesquisar sobre a origem e historia dessa pintura e da mulher. Você poderia me ajudar???

    • Brigitte Angel disse:

      Olá, Lua! Encontrei essa imagem na Internet, não sei quem é o autor… mas dá pra identificar… vou fazer uma pesquisa e te falo 🙂 Também encontrei uma imagem que se parece comigo, achei fantástico!

    • Brigitte Angel disse:

      Olá, Lua! Descobri o nome do autor: Remzi Taşkıran. Ele é um pintor turco, nascido em 1961, e que se inspira nas paisagens de Istambul… Provavelmente ele pintou pensando nos rostos das mulheres de lá. Vai saber se vc não foi uma cigana turca! E olha… a dança cigana turca é fantástica! Extremamente sensual… se fosse você, eu procuraria 😉 Bjo!

      Ramzi Taskiran was born in Adiyaman in 1961 .He Completed his high school and art education in Istanbul.he is a…

      Posted by ‎Creative masterpieces روائع المبدعين‎ on Friday, November 18, 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s