Celebrando o elemento ar

Brigitte e o leque

Os ciganos estão sempre em movimento, à procura de novos horizontes ou novos conhecimentos. Por isso, dizem que os ciganos são filhos do vento.

Em outubro de 2012, pouco depois da entrada da primavera, nós, Filhas do Vento, celebramos o elemento ar bailando na Praça dos Meninos, em São Bernardo do Campo.

Louise e a leveza da juventude

O elemento ar é um dos quatro elementos primordiais, além da água, o fogo e a terra.

Associado ao vento e ao sopro, o ar é considerado um meio de elevação espiritual, representando um mundo sutil entre o céu e a terra. Ele é invisível e intocável, assim como as ideias. Por isso, é o elemento do intelecto, o primeiro passo para a criação. É a intuição e a abertura mental que promove a renovação. É comunicação, a troca de informação, a inteligência, a agilidade e a atenção.

Rita busca a leveza em sua saia

Para a magia, o ar é a clara visualização da concretização.

Ele é usado nos feitiços e rituais em busca de viagens, instrução, liberdade, realização de sonhos, obtenção do conhecimento, encontrar itens perdidos, descobrir a verdade etc. Feitiços que envolvem o ar geralmente incluem o ato de deixar cair um objeto do alto para que se conecte com o elemento, sacudir objetos no ar ou pendurá-los ao vento, soprar objetos leves enquanto se visualizam energias positivas, deixar que o vento carregue folhas, flores, ervas ou papel picado.

Na dança cigana, alguns instrumentos representam o ar: o leque, os lenços, o véu, entre outros. A dança para esse elemento é leve e pede que voemos como se fossemos fadas.
Em nosso corpo, os braços são regidos pelo ar. Por isso, nesse bailado, os braços estão sempre em movimento, livres como se fossem asas. E não seriam nossas saias também as nossas asas?

O ar é um meio de tudo o que é volátil: o álcool, o perfume, o vinho, a luz, as cores, a energia, o voar, o som e a música. Por isso, nada melhor do que celebrar esse elemento dançando ao ar livre!

Brigitte Angel

Anúncios

10 comentários sobre “Celebrando o elemento ar

  1. Raquel Foresti disse:

    Adorei, Bri, que bonitas imagens vc usou para descrever o elemento vento!
    ‘Em nosso corpo, os braços são regidos pelo ar. Por isso, nesse bailado, os braços estão sempre em movimento, livres como se fossem asas. E não seriam nossas saias também as nossas asas?’
    Lindo, a dança é isso…

  2. Rita de Cássia Marcondes de Macedo disse:

    Eu adoro a nossa aula, adoro a Brigitte tambem, me sinto leve, livre para ser simplesmente EU.
    Sinto-me muito importante fazendo parte de nosso grupo, já danço a algum tempo e gosto cada vez mais, e aprendo sempre…

    Rita

    • Brigitte Angel disse:

      Poxa, Rita, e eu me sinto muito feliz pelo seu carinho e por poder compartilhar nosso bailado… Como dizem os ciganos, dança cigana não se aprende… nós apenas nos lembramos dela 😉
      Grande beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s